Jejum pode ser feito de diversas maneiras, e cada um pode buscar no Senhor a direção para cumprir.
O jejum pode ser integral, mas isso demanda um retiro, uma separação das atividades comuns, para que a pessoa poupe as energias corporais. Afinal, não comerá nada. Geralmente aconselha-se que a pessoa não deixe de beber água. O jejum de 40 dias que Jesus fez, sem água, foi sobrenatural!
Há o jejum de líquidos, em que a pessoa ingere água, sucos, caldos. Esse também é bastante intenso, e também demanda uma certa renúncia de outras atividades, pois a pessoa pode sentir-se mais fraca fisicamente (ainda que espiritualmente forte!).
Alguém pode escolher um jejum como o de Daniel, e comer apenas legumes, verduras, frutas. É bastante utilizado pelos cristãos em todo o mundo. Apesar de a pessoa poder continuar suas atividades normais, esse jejum traz maior sensibilidade espiritual, pois a renúncia a tantos outros tipos de alimentos é muito grande.
Outro tipo de jejum, que possibilita às pessoas a manutenção das atividades normais, mas que também sensibiliza espiritualmente, é o jejum de delícias. A pessoa renuncia certos tipos de alimentos que mais gosta, fazendo assim, a ingestão apenas de alimentos essenciais, não necessariamente os mais agradáveis ao seu paladar. Esse jejum também é muito utilizado devido à dificuldade que muitas pessoas têm de preparar refeições específicas para o jejum, pois estão em locais de trabalho, escola, e precisam comer o que lhes é oferecido. Assim, muitos tiram pães, refrigerantes, doces, carnes, e fazem a ingestão apenas do essencial.
Algumas pessoas escolhem ficar de jejum integral durante um ou dois dias na semana, em que podem parar tudo e se dedicar à oração e leitura da Bíblia. Outras deixam de fazer alguma refeição, ficando de jejum por horas seguidas do dia.
Seja qual for o jejum que você escolher, lembre-se que deve ser sempre associado à oração, para que não caracterize uma simples dieta alimentar. Se for unir-se ao propósito , nesses próximos  dias de consagração, a partir de ...  em que entronizaremos Jesus, o Senhor do Brasil.
Certamente, sua vida e os propósitos de Deus para você também serão edificados neste período de consagração. Minha oração é para que todos sejamos sensibilizados para ouvirmos mais a voz de Deus, para sermos mais parecidos com Ele, e que mais de Sua Presença gloriosa seja manifesta em nós e através de nós. Que o poder do Espírito flua em nossas vidas, e que fortalezas das trevas sejam destruídas, pela luz do Senhor brilhando em nós.
findando o jejum,comendo à vontade (sempre com moderação).
Que Deus abençõe você, e cada um dos que se unirem a nós nesse propósito!