sábado, 18 de dezembro de 2010

Que dia nasceu Jesus?


Conquanto não tenhamos, nas Escrituras, o dia específico do nascimento de Jesus, podemos calcular, sem medo de errar, uma data aproximada, pois na Bíblia encontramos que Jesus nasceu segundo as escrituras e morreu segundo as escrituras.
Logo, tanto Seu nascimento quanto Sua morte deveriam ocorrer conforme predito pelos antigos profetas e conforme descrito nas antigas profecias que tratam do assunto.
Bíblia
Baseados nisto, podemos afirmar que JESUS não nasceu em dezembro, e sim entre os dias 15 e 21 de outubro, época em que os hebreus comemoram a festa dos tabernáculos. Em nosso calendário – que é o calendário gregoriano, o sétimo mês dos hebreus (etanim) equivale ao mês de outubro, partindo do princípio que o primeiro mês do ano judaico é o mês de abib/nisam que equivale ao nosso mês de abril.
Essa festividade judaica, chamada festa das cabanas ou das tendas aponta para o futuro, quando DEUS iria habitar entre Seu povo. O próprio DEUS ordenou seu memorial, conforme podemos encontrar em LV. 23:39 a 44 e NE. 8:13 a 18.
Quando lemos o Evangelho segundo São João, no capítulo 1 e versículo 14, devemos substituir a palavra “habitou” por “tabernaculou”, pois indica que DEUS fez para Si um tabernáculo (uma habitação móvel) para morar entre os homens. Isto porque no grego, a palavra ali aplicada – skenoo – se traduz para tabernaculou. Como não é um termo conhecido entre nós, substituiu-se por habitou.
Nascimento
Logo, em JESUS que, nas palavras do profeta Isaías é Emanuel ou “DEUS entre nós”, cumpriu-se não apenas a festa dos tabernáculos como também a festa da páscoa, razão pela qual o apóstolo Paulo diz que CRISTO é nossa páscoa (1 Coríntios 5:7).

Vejamos nas Escrituras alguns detalhes que nos ajudarão a situar cronologicamente o nascimento de Jesus:

·        Os levitas eram divididos em 24 turnos e cada turno ministrava por 15 dias;  1Cr. 24:1-19 (24  x 15 dias = 1 ano)
·        O oitavo turno pertencia a Abias (1Cr. 24:10)
·        O primeiro turno iniciava-se com o primeiro mês do ano judaico – mês de abibe Ex 12:1-2; 13:4; Dt 16:1.
Temos a seguinte correspondência:


Mês (número) Mês (nome, em Hebraico) Turnos Referências

1 Abibe ou Nisã = março 1 e 2 Êx 13:4 Ester 3:7
2 Zive = abril 3 e 4 1Re 6:13
3 Sivã = maio 5 e 6 Est 8:9
4 Tamuz = junho 7 e 8 (Abias) Jr 39:2; Zc 8:19
5 Abe = Julho 9 e 10 Nu 33:38
6 Elul: agosto 11 e 12 Ne 6:15
7 Etenim ou Tisri = setembro 13 e 14 1Rs 8:2
8 Bul = outubro 15 e 16 1Rs 6:38
9 Chisleu = novembro 17 e 18 Ed 10:9; Zc 7:
10 Tebete = dezembro 19 e 20 Et 2:16
11 Sebate = janeiro 21 e 22 Zc 1:7
12 Adar = fevereiro 23 e 24 Et 3:7

Zacarias, pai de João Batista, era sacerdote e ministrava no templo durante o “turno de Abias” (Tamuz, i.é, junho) (LC. 1:5,8,9). Terminado o seu turno voltou para casa e (conforme a promessa que Deus lhe fez) sua esposa Isabel, que era estéril, concebeu João Batista (LC. 1:23-24) no final do mês Tamus (junho) ou início do mês Abe (julho). Jesus foi concebido 6 meses depois (Lc 1:24-38), no fim de Tebete (dezembro) ou início de Sebate (janeiro).Nove meses depois, no final de Etenim (setembro), mês em que os judeus comemoravam a Festa dos Tabernáculos, Deus veio habitar, veio tabernacular conosco. Nasceu Jesus, o Emanuel (“Deus conosco”).
( fonte net)

Um comentário:

  1. aproveite esse natal e pense no dono da festa, faça uma oração com sua familia e tenha muita paz..."Feliz Natal a todos" Shalom.

    ResponderExcluir