quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Noé: A maldição... SEGUNDA-FEIRA, 29 DE NOVEMBRO DE 2010 Noé planta uma vinha Degradação da humanidade, contudo não o encerrou. O pecado não foi eliminado através do dilúvio. Tendo saído da arca, Noé plantou Uma vinha e se embriagou com o seu vinho.Os que usama bebida precisam estar a tentos aos seus riscos vicios e embriaguez (Ef.5.18)A idade ou as vitórias espirituais prévias não são uma garantia contra a derrota na hora da tentação. Quem pensaria que um homem que tinha caminhado com Deus durante séculos e que tinha resistido as tentações de multidões, cairia só? Uma hora de descuido pode manchar a vida mais pura e desfazer muito do bem que foi feito no curso dos anos.Estava descoberto. "O vinho é escarnecedor" (Prov. 20: 1) e pode enganar aos homens mais sábios se não são vigilantes. A embriaguez deforma e degrada o templo do Espírito Santo que somos nós, debilita os princípios morais e assim expõe ao homem a incontáveis males. Perde o domínio tanto das faculdades físicas como mentais. A intemperança de Noé trouxe vergonha a um ancião respeitável, e submeteu a zombaria a aquele que era sábio e bom.”A palavra vinho na bíblia refere-se tanto ao alcoólico quanto ao não alcoólico. Para sabermos o tipo de vinho usado por Jesus, temos de ir ao contexto das Escrituras:“Assim diz o SENHOR: Como quando se acha vinho num cacho de uvas, dizem: Não o desperdices, pois há bênção nele...”.Isaías 65:8. Neste verso, vemos que a palavra vinho foi usada para descrever o suco natural da uva. Portanto, o vinho em que “há bênção” é o suco da uva, natural (Deus aprova o uso do suco natural da uva), e não o alcoólico. Concluímos que o vinho de Noé era alcoólico, mas o de Jesus era o suco natural da uva.( da net)

NOÉ: A maldição da embriaguez
Noé perdeu a alcunha de “piedoso” quando começou a ocupar-se da sua vinha. Ele tornou-se um “homem da terra”, e essa primeira tentativa de produzir vinho gerou, ao mesmo tempo, o primeiro a beber em excesso, o primeiro a amaldiçoar seus familiares e o primeiro a instituir a escravidão.Aconteceu assim: Noé encontrou a vinha que Adão trouxera consigo do Paraíso, por ocasião da sua expulsão. Noé experimentou as uvas, achou-as saborosas e resolveu plantar a vinha e cuidar dela.No mesmo dia em que ele plantou a vinha ela deu fruto, e no mesmo dia ele colocou-a na prensa de lagar, extraiu o suco, bebeu, ficou bêbado e foi desonrado. Seu assistente no cultivo da vinha foi Satanás, que acontecia de estar passando por ali no exato momento em que ele plantava a muda que havia encontrado. Satanás lhe perguntou:– O que você está plantando aqui?
– Um vinhedo.– E quais são as qualidades do fruto que ele produz?– Seu fruto é doce, quer no seco ou no úmido. Produz vinho, que alegra o coração do homem.– Que me diz de sermos parceiros nessa empreitada de cultivar um vinhedo?– Fechado!
Satanás então matou um cordeiro e em seguida, sucessivamente, um leão, um porco e um macaco. O sangue de cada um que ia sendo morto ele fez fluir sob a vinha. Dessa forma ele transmitiu a Noé as qualidades do vinho: antes de bebê-lo o homem é inocente como um cordeiro; se bebe moderadamente, sente-se forte como um leão; se bebe mais do que pode aguentar, fica parecendo um porco; e se bebe ao ponto da intoxicação, passa a comportar-se como um macaco, dançando, cantando e dizendo obscenidades, sem saber o que está fazendo.Isso não deteve Noé, mas também não o deteve o exemplo de Adão, cuja queda foi ocasionada também devido ao vinho: o fruto proibido tinha sido a uva, com a qual ele se embebedara.Em sua embriaquez Noé dirigiu-se para a tenda da sua esposa. Seu filho Cão viu-o ali, contou aos irmãos o que havia encontrado e disse:– O primeiro homem teve apenas dois filhos, e um matou o outro; esse Noé tem três filhos, e deseja além desses gerar um quarto.Não satisfeito com essas palavras desrespeitosas dirigidas contra o pai, a esse pecado de irreverência Cão acrescentou o ultraje ainda maior de tentar executar no pai uma operação cujo fim era impedir a procriação.Quando despertou do seu vinho e ficou sóbrio, Noé proferiu uma maldição contra Cão na pessoa de seu filho mais novo, Canaã. O próprio Cão ele não tinha como prejudicar, visto que Deus conferira uma benção sobre Noé e seus três filhos quando haviam saído da arca. Por essa razão ele colocou a maldição sobre o último filho de seu filho, de modo a impedi-lo a gerar um filho mais novo do que os três que já tinha.Os descendentes de Canaã têm olhos vermelhos, porque Cão viu a nudez de seu pai; têm lábios mal-formados, porque Cão usou os lábios para contar aos irmãos sobre a condição imprópria do pai; tem cabelo enrolado, porque Cão torceu o pescoço a fim de ver a nudez do pai; e andam nus, porque Cão não cobriu a nudez do pai. Dessa forma Noé foi vingado, pois é do caráter de Deus distribuir justiça medida por medida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário