quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A punição




Canaã teve de sofrer vicariamente pelo pecado do pai. Porém uma parte da punição lhe foi infligida por sua própria culpa, porque foi Canaã que chamou a atenção de Cão para a condição revoltante de Noé. Cão era, ao que parece, apenas o pai honesto desse filho terrível. No testamento com as últimas vontades de Canaã para seus filhos estava escrito: “Não digam a verdade; não fiquem longe do roubo; vivam dissolutamente; odeiem seu mestre com ódio mortal; amem uns aos outros”. Da mesma forma que Cão teve de enfrentar punição pela sua irreverência, Sem e Jafé foram recompensados pelo modo filial e respeitoso com o qual tomaram um manto, colocaram-no sobre os ombros e, andando de costas e com os rostos virados para o outro lado, cobriram a nudez do pai. Nus foram os descendentes de Cão, egípcios e etíopes, levados em cativeiro e ao exílio pelo rei da Assíria, enquanto os assírios, descendentes de Sem, não tiveram sua nudez exposta nem mesmo quando o anjo do Senhor queimou-os em seu acampamento: suas roupas permaneceram intocadas sobre seus cadáveres. E, num tempo que ainda virá, quando Gogue sofrer sua derrota, Deus proverá vestes funerárias e local de sepultamento para ele e sua multidão de descendentes, posteridade de Jafé Embora tanto Sem quanto Jafé tenham se mostrado pestrativos e respeitosos, foi Sem a merecer a maior recompensa de louvor. Foi ele o primeiro a dispor-se a cobrir o pai; Jafé uniu-se a ele quando a boa ação já havia sido iniciada. Por essa razão os descendentes de Sem receberam, como recompensa especial, o talit, peça de roupa usada por eles, enquanto os descendentes de Jafé têm apenas a toga. Uma distinção adicional concedida a Sem foi a menção de seu nome em conexão com a benção de Noé. “Bendito seja o Senhor, Deus de Sem”, ele disse, embora como regra geral o nome de Deus não fosse associado ao nome de uma pessoa viva, mas apenas ao de alguém que já houvesse partido desta vida. A relação entre Sem e Jafé foi expressa na oração que seu pai proferiu sobre eles: Deus concederia uma terra de belezas a Jafé, e seus filhos seriam convertidos que residiriam nas academias de Sem. Ao mesmo tempo Noé deixou claro por suas palavras que a Shekiná habitaria apenas o primeiro templo, erigido por Salomão, descendente de Sem, e não no segundo templo, cujo construtor seria Ciro, descendente de Jafé.









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