segunda-feira, 8 de agosto de 2011


Passado, presente e futuro.


Em qual época você vive?
Se faça essa pergunta.
Quem se apega ao passado, fica remoendo questões antigas, pensando no que deveria ter feito ou dito, vive no passado. Mas o passado não existe, ele já foi. Faça o exercício do perdão, e reflita o seguinte: “o que posso fazer hoje para consertar algo do passado?! ” Se puder fazer algo, faça. Se não puder, esqueça… já foi. Quem vive no passado tem grandes chances de ser rancoroso, amargo, melancólico.
Quem vive no presente só não pode esquecer suas raizes…. inclusive nossos problemas nos fizeram estar aqui hoje, e sermos quem somos hoje. Pense nas consequências futuras que seu hoje lhe trará. Mas não se prenda a garantias… elas são voláteis e fáceis de escapar. Se você vive no presente tem grandes chances de ser feliz.
Se você vive o amanhã, tenho uma péssima notícia: você mal vive. O amanhã não chegou, e nunca vai chegar. Hoje é o amanhã de ontem, e aposto que ainda não está aproveitando. Ansiedade e necessidade de controlar a vida faz com que nada de novo apareça. Até aparece, mas não deixamos entrar. Não espere o dia que algo mudará para ser feliz. Comece já.
O hoje é o self. É passado, presente e futuro condensados em um único tempo. Se é que existe tempo…

2 comentários:

  1. Perfeito! Por isso tenho tentado incessantemente harmonizar os meus tempos... Deixar o passado no passado, e abraçar esse presente como a dádiva de Deus que é, porque o meu futuro é promissor, e será feito de acordo com a vontade do Pai, mas também com meus esforços...

    Beijos, minha irmã, em todos e muitas saudades!

    ResponderExcluir
  2. Mesmo que o mundo feche as portas para você, mesmo assim, não desista, porque você, é capaz de fazer o mundo sorrir para você.
    Deus é fiel, pra abrir portas onde o homem jamais poderá fecha-las...bjs amo vc tenho saudades de montão, shalom, irmãzinha mais linda do meu coração.

    ResponderExcluir