segunda-feira, 8 de agosto de 2011


da net
"Toda mitologia acaba sendo uma excelente fonte para estudarmos a psique humana, pois são estórias e personagens que representam aspectos e imagens de nosso próprio inconsciente.
Quando falamos sobre o Complexo de Atlas, acho que vale a pena esclarecer quem foi Atlas, e porque seu nome está associado à figura contemporânea de quem carrega o mundo nas costas.
Atlas foi um titã da mitologia grega. Um ser desproporcinalmente grande, que junto com outros titãs tentaram derrotar Zeus para alcançar o poder supremo. Zeus vence essa disputa e castiga seus inimigos, e então condena Atlas à carregar em seus ombros o peso dos céus.
Alguns de nós se comportam como se estivessem condenados a carregar esse peso também. Afazeres e mais afazeres. Pouco tempo para o descanso. Dedicação excessiva ao trabalho, aos problemas de terceiros e às obrigações. E a vida fica resumida à carga, deixando o prazer e o descanso de lado.
Temos vários ideais sociais que colaboram para isso: “o trabalho dignifica o homem”, “quem não trabalha é vagabundo”, “tempo é dinheiro”, “felicidade = sucesso = dinheiro”, “mulher gosta é de dinheiro”, “quem poupa tem”, etc..
Nosso cotidiano não pode se resumir a isso. É tudo uma questão de equilibrio, entre direitos e deveres. Trabalho é importante, tanto quanto o descanso e o prazer.
Quem se interessou por esse post, pode gostar também desse: Caráter Masoquista"

Nenhum comentário:

Postar um comentário